sábado, 8 de maio de 2010

Diferença entre popeline e tricoline

Você sabia?
Que a diferença entre popeline (dos tecidos importados) e a tricoline (dos tecidos Fernando Maluhy) está no tipo de linha utilizada na tecelagem?
As popelines são confeccionadas com fio 30 x 30, ou seja, fio mais grosso, sendo tanto o urdume quanto o fio que cria a trama montados com fios da mesma "bitola"(medida ou modelo, padrão).
As tricolines são feitas com fio 40 x 40 (urdume e trama), o que deixa o tecido com aquele aspecto mais delicado — porém com resistência e durabilidade similares à da popeline.

Em linhas gerais, qualquer trabalho de tecido é um forte candidato a se transformar em um lindo trabalho em Patchwork. Só que a experiência avisa: use algodão, tricoline, pelo menos nos primeiros trabalhos. Tecidos 100% algodão proporcionam vários benefícios, quando lavados não perdem as características de novos, não desfiam muito, são firmes para costurar, além de haver uma grande variedade de padrões e estampas. Cuidado: você pode ficar viciada em comprar tecidos, pois sempre precisamos daquele que não temos!!
Ah! Não esqueça de lavar, separadamente, seus tecidos antes de usar para não ter surpresas futuras. Se por acaso, algum tecido soltar tinta misture um punhado de sal no último enxague para segurar a tinta no tecido.

6 comentários:

  1. maria vania souza de oliveiraquarta-feira, março 30, 2011

    Onde posso comprar tricoline ou pópeline em pequenas quantias?

    ResponderExcluir
  2. ola

    muita boas suas dicas,
    agradeço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde !

    Gostaria se vc pode me indicar onde posso fazer pesquisas sobre Tricoline,Popeline e Gabardine.
    O que é ? Fabricantes,Fornecedores (Nacionais e Importados )

    Grato

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Muito interessante teu post. estou fazendo um parecido, falando de tecidos para bolsas.
    Vou te linkar na postagem de sábado.
    Se quiseres, dê uma passada no meu blog depois - luzweber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA!vamos ver se pode me ajudar...gostaria de saber de um tecido para eu fazer um vestido rodado,que ficasse armadinho???que não fosse o tricoline.
    BJs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cíntia, gostei das dicas sobre o tricoline. Eu trabalho com moda infantil feminina, e o tricoline é uma ótima opção para confeccionar vestidos infantis, por causa da delicadeza e durabilidade desse tipo de algodão.

    Beijos
    Ana Paula

    ResponderExcluir