domingo, 16 de maio de 2010

Dicas Uteis....


Viés - Tecido no fio reto ou na diagonal? Se o seu trabalho tiver unicamente traços retos use viés no fio do tecido. Se tiver alguma parte com traços arredondados, por menores que sejam, use sempre o
tecido na diagonal, use 45º para cortar o viés.


Como melhor usar o papel cola- termocolante
A cola existente no papel para fazer colagem em patchwork é uma substância química que não resiste a altas temperaturas; portanto, ao usá-la, regule seu ferro para uma temperatura média - por exemplo, para lã.
Se a temperatura do ferro estiver muito baixa, também não se obtém o efeito desejado, pois ela não passará completamente do papel para o tecido.
Trabalhos feitos com colagem não devem ser fervidos, lavados com água quente, nem passados com ferro em altas temperaturas.


Reproduzindo um trabalho
Para reproduzir um trabalho que você viu e gostou, comece fazendo um levantamento de todo o material que vai utilizar e tente substituir os tecidos originais por outros que estejam à sua disposição e que satisfaçam o seu gosto; assim o trabalho vai ser mais fácil de ser executado, ficará mais barato e ,principalmente, ficará a sua cara.


Posição do fio - setas indicativas
Sempre que manuseamos revistas de patchwork, encontramos algumas setas dentro dos moldes. Elas são muito importantes para a execução de um bom trabalho, pois representam a posição do fio do tecido, e deve ser seguida à risca para não termos problemas no momento da costura e na lavagem das peças prontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário