segunda-feira, 19 de julho de 2010

Materiais sempre a mão



Os materiais abaixo sitado devem sempre estar a mãos, para não atrazar o andamento da execução dos trabalhos, e logo manter o local do trabalho em total ordem.
Uma das principais peças, nesse seu cantinho, vai ser a mesa, pois nela você irá distribuir as peças do moldes para desenha-lo e para passar para o tecido antes de cortar, apoiar as costuras, conferir as medidas e muito mais. Sua dimensão ideal é de 1,80x0,90m. Deixe livre dos lados, para trabalhar mais comodamente, o tampo da mesa, o tampo da mesa deve ficar nivelado com seu cotovelo, em pé.
Em segundo lugar, vem a máquina de costura, que poderá ser fixa ou portátil, a máquina para execução desses trabalhos pode ser uma máquina simples e antiga pois os pontos essenciais é o reto e o zig-zag.O certo é que se trata de um objeto pesado para ser deslocado para cima e para baixo o tempo todo. Convem portanto, colocá-la numa posição definitiva, de preferência próxima de uma janela, para usar iluminação natural.
O ferro de passar roupas e a tábua são dois objetos imprecendíveis em todas as fazes do ato de costurar. Dê preferencia para ferros a vapor, pois são mais indicados para assentar as costuras. As tabuas de passar oferencem a grande vantagem de serem desmontáveis facilitando o manuseio, e podem ser guardadas num espaço mínimo.

Há materiais que precisam de alguns cuidados;
Placa de corte( ou Map) – Uma placa com marcações em polegadas ou milímetros que é utiliza para facilitar o corte de tecidos sem estar utilizando moldes prontos.
Cortador giratório – Essa peça é uma especie de estilete para tecido, pois ele gira e corta o tecido em varias camadas de uma única vez.
- O papel Carbono – Não devem ser utilizado o papel carbono azul marinho, desses de uso de escritório, porque mancha o tecido e normalmente não saem as manchas com a lavagem. Prefira o branco e o amarelo proprio para tecidos.
A carretilha - deve ser firme e bem segura, para não prejudar o traçado dos moldes.
Reguás e fita métrica – Caso você inicie um trabalho com fita métrica, não misture depois as medidas feitas com reguás, pois as vezes estes instrumentos apresentam pequenas diferenças e ao usar os dois, você terá problemas pois haverá diferenças nas peças.
Cola – deverá ser pastosa, pois as líquidas poderão trazer dores de cabeça caso ocora um acidente e você derrube o frasco.
Moldes – para os moldes utilize papel branco de seda para fazer a cópia, e logo em seguida recorte e cole esse papel sobre um papel cartão cole com cola branca e em seguida recorte que assim você terá um molde para ser usado por muitas vezes.
Alfinetes – ( alfinete de cabeça e alfinete de segurança ) devemos ter os dois modelos de alfinetes o de cabeça que servirá apenas para prender tecidos um sobre ao outro e o alfinete de segurança que vai ser utilizado para poder prender as partes do trabalho para ser costurado definitivamente.

3 comentários:

  1. Boa tarde querida amiga !

    É sempre um prazer visitar seu blog!
    Adoro tudinho por aqui !

    Beijos

    Tenha uma ótima quarta - feira !

    ResponderExcluir
  2. cintia, quanta coisa legal tem por aqui! coisa de "fadinha", né!
    adorei as dicas.
    parabens!
    espero uma visitinha sua, ok?!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cintia! Sou sua seguidora e adoro td por aqui, aproveito tds as dicas!!Indiquei vc p um sorteio de blog amigo.Passa no meu blog p pegar as regras e participar.Aguardo sua visita pmqartes.blogspot.com
    bjos

    ResponderExcluir